segunda-feira, 24 de maio de 2010

E agora? Vai dizer o quê?


Algumas palavras simplesmente não existem. Há situaçoes, sentimentos que não podem ser expressos por nenhuma palavra. Eu simplesmente odeio essa ausência, esse oco na língua. É frustrante, angustiante... sim, porque você sente, você sabe que precisa dizer algo, você sabe o que é , mas nada é suficientemente bom, nada consegue expressar tudo que está dentro de você.
Situações em que isso ocorre são normais, comuns. Você pode encontrar com um amigo, conversar com ele descontraídamente, porém, o telefone dele toca e, do outro lado da linha, contam uma notícia muito triste: alguém querido faleceu! E aí? Vai, se vira nos 30! O que dizer? Como confortar? "Que chato!", "Meus sentimentos!", isso é muito pouco. Nunca se sabe o que dizer em momentos assim. É exatamente em momentos como esse que acredito na pobreza da língua. Como eu gostaria de um manual: "o que dizer nas mais diversas situações"! Seria muito útil, principalmente se esse manual fosse como um dicionário, ao lado da palavra certa, haveria a descrição do sentimento da pessoa.
Talvez, eu seja organizada demais... sim, porque preciso nomear tudo. Talvez, por isso, eu sinta tanta falta de palavras que exprimam os sentimentos...os meus e os dos outros. É angustiante não conseguir dizer o que se passa, o que sente...aliás, muitas vezes, pior do que nomear tudo é definir quantos sentimentos estão em voga. Sentir demais, ter sentimentos sobrepostos é enlouquecedor. Na verdade, é melhor dizer: viver é enlouquecedor! Porque a todo momento estamos nos deparando com algo que nos faz sentir alguma coisa. Menos mal quando a sensação é conhecida, porém, haja psicanálise para aquelas sobrepostas ou indefinidas...
Sério mesmo! Pensa na situação, você está a fim de alguém. Você se empolga, pensa direto nessa pessoa, a procura, então vocês conversam como dois amigos (o que te mata aos poucos), e você se sente um completo idiota perto dela... Na moral, vai dizer que tá apaixonado? Claro que não! Vai dizer que está a fim? Vai dizer o quê? Você consegue definir o que sente? Não, nem isso você sabe o que é, então nomear o que acontece é praticamente impossível! Não tem nome, pois nada consegue expressar a sensação, não existem palavras que exprimam o sentimento ou todos os sentimentos sobrepostos.
Ainda não consigo decicir o que é pior: o oco na língua ou a indefinição dos sentimentos. Sinceramente, talvez eu prefira sentimentos curtos, totalmente nomeáveis, definidos, simples. Sinceramente, não gosto de situações em que o oco da linguagem impera. Na verdade, bem que poderia ser mais fácil viver, né? Mas, será que seria tão emocionante?

Nenhum comentário: